RESULTADO DE BUSCA
UTILIZAçãO DE "MINI LESSONS" COMO FERRAMENTA DIDáTICA NO 1º ANO DO ENSINO MéDIO
Autor Principal: LARISSA JURADO DE SANTANA        Co-autores: Ilana Fichberg
Resumo: O presente trabalho visou analisar a eficiência de uma ferramenta didática incomum em sala de aula no Brasil. Esta, denominada mini-lessons - nome original em ingês- tem como objetivo dinamizar a aula e possibilitar abordagem de novos conceitos científicos sem que estes dependam exclusivamente do material didático clássico. Possibilita ainda que o professor lance mão de diferentes abordagens e ferramentas didáticas que julgar adequadas para inserir um dado conteúdo de acordo com a idade dos alunos. Sabendo que a Sistemática Filogenética é uma área que serve de alicerce para compreender a diversidade biológica e que tem sido negligenciada no ensino básico, foi escolhido para testar a mini-lesson , o artigo de divulgação científica O supermacaco das Américas da revista FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que apresenta em seu conteúdo um cladograma. Elaborou-se uma sequência didática como base para estimular e construir o conhecimento a cerca deste tema, além de uma aula expositiva. Esta abordagem configura-se como uma forma de transposição didática. A sequência didática foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio com vinte e nove alunos. A fim de investigar a aplicabilidade e eficiência da proposta, elaborou-se pré e pós - testes que continham as mesmas perguntas. Os resultados deste trabalho foram descritos com base nas análises das respostas dadas e demonstraram que a utilização de mini-lessons como ferramenta didática foi eficiente, pois quase 100 por cento dos alunos apresentou respostas claras e corretas no teste realizado após a sequência didática. Adicionalmente a professora regente da turma relatou que os alunos foram muito bem em testes e simulados posteriores a aplicação desta pesquisa demonstrando que o conhecimento foi apreendido pelos alunos. Sendo assim, conclui-se que a utilização de mini-lessons no Ensino Básico é ferramenta eficiente para auxiliar o ensino de Sistemática Filogenética e possivelmente para outros temas,
Palavras-chave: mini-lesson , sistemática filogenética, artigo de divulgação científica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
7
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO