GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DA TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU E MOUFFE: UM ESTUDO DE CASO | |||
Autor Principal: | Viviane Izaias de Carvalho | ||
Resumo: | Este trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica que teve como objetivo investigar os sentidos construídos sobre gestão democrática por diferentes integrantes de escolas públicas pertencentes à rede estadual paulista. Partiu - se de algumas constatações que justificaram sua realização, entre elas, duas mereceram destaque: o levantamento que realizamos indicou que poucas pesquisas se desenvolvem tendo como foco todos os integrantes da escola, uma vez que priorizam professores e gestores; há predomínio de pesquisas prescritivas à realidade escolar. O material de análise foram entrevistas semiestruturadas realizadas e transcritas com os diferentes integrantes de duas escolas públicas da rede estadual paulista, com baixo e alto Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP). Para a análise das categorias política, gestão e democracia na escola, utilizamos a Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015). Identificamos inúmeras regularidades que expressaram sentidos negativos para a política e positivos para a gestão e democracia. Como buscamos os “limites”, no sentido de transformações, podemos dizer que eles estão presentes de forma significativa na escola de baixo IDESP, o que nos ofereceu elementos interessantes para próximas pesquisas. | ||
Palavras-chave: | educação. política. gestão democrática. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
Estatísticas: | 8 acessos |
4 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!