RESULTADO DE BUSCA
INFÂNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PERCEPÇÕES NA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor Principal: Estefânia Coelho Chicarelli         Co-autores: Marcia Cristina Argenti Perez
Resumo: A presente pesquisa é o desenvolvimento de um estudo teórico e empírico, baseado nos principais conceitos da Psicologia Histórico-cultural. Tendo como objetivo rever as práticas pedagógicas da pré-escola, em especial a última etapa da Educação Infantil, levando em consideração a atribuição dada da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em suas práticas cotidianas. Tendo a sistematização de estudos contemporâneos que acercam a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, dando ênfase para a última etapa da Educação Infantil, no qual foi realizado uma pesquisa em campo de caráter exploratório. O trabalho evidencia a importância da pré-escola, em especial o último ano da Educação Infantil, para o desenvolvimento integral da criança de até 6 anos, como é destacado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no art. 29 da sessão II da Educação Infantil (1996), evidenciando as perspectivas e os entrelaçamentos da Pré-escola com o Ensino Fundamental. Além de considerar as peculiaridades da Infância e da Criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento, que devem ser levados em consideração nas práticas pedagógicas. Contudo, evidenciamos a última etapa da Educação Infantil com uma função assistencialista e de pré-formação para a escolarização do Ensino Fundamental, sem a verificação e ampliação do aprender da criança.,
Palavras-chave: educação infantil; práticas pedagógicas, infância
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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