RESULTADO DE BUSCA
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR NO DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Autor Principal: Lurian Dionizio Mendonça        Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Resumo: O enriquecimento curricular é uma forma de atendimento educacional para desafiar e atender às necessidades dos estudantes com altas habilidades/superdotação. O presente estudo buscou descrever e comparar o desempenho cognitivo e acadêmico de crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação antes e depois de participarem de atividades de enriquecimento extracurricular, verificando se houve e qual a contribuição dessas atividades no desenvolvimento desses estudantes. Participaram 12 crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação que frequentaram um projeto de extensão que busca identificar e potencializar o desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação. Para avaliar o desempenho cognitivo e acadêmico dos participantes, foram aplicados três instrumentos: Matrizes Progressivas de Raven, Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) e Teste de Desempenho Escolar(TDE. O melhor aproveitamento no pós-teste pôde ser verificado no TDE. O teste de Raven e o WISC-IV também apresentaram melhoras nos resultados, porém não foram dados estatisticamente significativos. Espera-se que, novas pesquisas sejam realizadas visando a avaliação das atividades de enriquecimento curricular, para que possam servir de modelo para a criação de novas oportunidades de atendimento às crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação.,
Palavras-chave: educação especial. altas habilidades/superdotação. desempenho intelectual e acadêmico.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
10
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO