RESULTADO DE BUSCA
QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS FORMAS SUPERIORES DE CONDUTA
Autor Principal: Juliana Cristina Bomfim
Resumo: Sustentada pelos aportes da Teoria Histórico-Cultural, o presente trabalho, a qual é fruto de uma pesquisa de mestrado acadêmico, visou apresentar o quadro teórico-metodológico do estudo das formas superiores de conduta, em concordância com os postulados da Teoria Histórico-Cultural proposto por Vygotski (1995). Para a realização desta pesquisa qualitativa, que foi constituída por levantamento e estudo bibliográfico/teórico, a investigação se sustentou na análise interpretativa do processo de interiorização da cultura na formação das formas superiores de conduta da criança pré-escolar em concordância com os postulados da Teoria Histórico-Cultural. É conhecido que a teoria de Vigotski ressalta o desenvolvimento infantil como um processo complexo e de caráter ativo do ser humano na relação dinâmica entre o mundo natural e o mundo social que envolve o processo de desenvolvimento das funções psíquicas superiores. E, para compreendermos como se dá o processo de desenvolvimento infantil, é preciso que compreendamos algumas circunstâncias históricas as concepções presentes nelas, como, por exemplo, a concepção de desenvolvimento e a concepção de criança. Além disso, uma breve análise do momento histórico atual, em âmbito brasileiro, nos faz refletir acerca das mudanças que estão ocorrendo no ensino fundamental obrigatório, as quais desencadearam a criação de um programa de ampliação do ensino fundamental obrigatório para nove anos, o qual traz consequências, como, por exemplo, a diminuição do tempo de duração da educação infantil.,
Palavras-chave: formas superiores de conduta, teoria histórico-cultural, educação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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