RESULTADO DE BUSCA
A CRIATIVIDADE E AS POTENCIALIDADES DA PRÁTICA NA FORMAÇÂO DE PROFESSORES - O FAZER ARTÍSTICO
Autor Principal: Márcia Aparecida Barbosa Vianna
Resumo: Esta comunicação contempla os resultados do projeto Educador Aprendente - Mídias Digitais, Arte e Educação Matemática , desenvolvido na UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, por docentes de Escolas Públicas, da Rede de Ensino Municipal, da cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Como suporte bibliográfico traçamos uma linha de estudos entre os teóricos de Arte/educação, tais como Barbosa (2010, 2009, 2001, 2002, 1991, 1985), Ferraz (2002), Ferreira (2012), Martins (1998), Silva (2002) Zagonel (2008); na área da Educação baseei-me em Araújo (2003), Candau (2000), Hérnandez (1998), Nogueira (2001), Perrenoud (1999) e Pimenta (1994); contando também com os autores de Teorias e Pesquisas em Arte como Banat (2007) e Moreira (2011), entre outros aqui apresentados. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um processo interdisciplinar de mediação cultural entre a Universidade e a Escola Pública, com ênfase nos estudos do saber/fazer artístico, realizado nos ambientes acadêmicos, voltados ao desenvolvimento de projetos de criação artística, na busca de resultados que modifiquem os espaços e as representações culturais mais próximas às realidades das comunidades em que os ambientes escolares encontram-se inseridos, assim como a adequação e a inserção de projetos desenvolvidos em ambiente universitário, que possam ser apresentados às escolas, mediados pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia. ,
Palavras-chave: fazer artístico. mediação. ensino de artes.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
10
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO