RESULTADO DE BUSCA
ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autor Principal: NATALIA NEVES MACEDO DEIMLING        Co-autores: Jaqueline Jora de Vargas, Adriane da Silva Benedito
Resumo: Este trabalho tem por objetivo socializar as etapas e os resultados alcançados de um projeto de extensão desenvolvido em uma universidade federal localizada na região Sul do Brasil. O objetivo deste projeto consiste em elaborar, desenvolver e avaliar ações formativas com professores dos anos iniciais do ensino fundamental (neste caso particular, dos quartos e quintos anos) de escolas da rede pública municipal de ensino, tendo em vista acompanhar e proporcionar momentos de discussão e de troca de experiências entre esses profissionais e oferecer-lhes subsídios teórico-práticos e sugestões para o trabalho com o conteúdo de Ciências neste nível de ensino, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional docente. A partir de um questionário semiaberto aplicado com os professores dos quartos e quintos anos do ensino fundamental, foi elaborado um curso de formação continuada denominado Ensino de Ciências para professores do ensino fundamental I: aspectos teóricos e práticos , levando-se em consideração a compreensão, análise e discussão de alguns tópicos de conteúdos de Ciências presentes no Planejamento Anual de Ensino Municipal em seus aspectos teóricos e práticos. A partir da análise do questionário inicial, da observação dos encontros e das atividades avaliativas realizadas ao final de cada encontro do curso de formação continuada, foi possível identificar grande avanço dos professores em relação aos conhecimentos específicos de Ciências abordados no curso.,
Palavras-chave: formação de professores. ensino de ciências. ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO