RESULTADO DE BUSCA
A GESTÃO ESCOLAR E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SEGUNDO UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA
Autor Principal: Selma Regina de Oliveira        Co-autores: Isabel Cristina Ferreira Pagnoncelli, Eder Pires de Camargo, Andréia Aparecida de Oliveira Angelico
Resumo: Este trabalho, de cunho quali-quantitativo, foi desenvolvido em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental I do interior do estado de São Paulo/Brasil. Sua organização contou com a colaboração de uma voluntária e dos gestores da escola, diretora e coordenadora, que implantaram atividades que objetivaram o desenvolvimento integral do discente, com ênfase no diálogo e na reflexão, assim como o desenvolvimento humano de todas as pessoas envolvidas no cuidado das crianças. O documento educacional brasileiro Base Nacional Comum Curricular foi essencial para amparar a formação dos profissionais e a implementação de atividades voltadas para a reflexão sobre a ação e o controle das emoções. Os resultados indicaram: diminuição do número de ocorrências nos intervalos, aumento das notas em comparação com o mesmo período do ano anterior, assim como melhoria do comportamento dos alunos com a participação dos atores envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. Além disso, procuramos entender como a aprendizagem holística estabelece padrões de dependência com a cognição e a inteligência emocional, influencia no autoconhecimento e a empatia e também desenvolve o autoconhecimento visando melhor gerenciamento das emoções, para a manutenção de ambientes escolares harmônicos e favoráveis ao bem-estar dos alunos e de todos os sujeitos envolvidos (docentes, funcionários da escola, pais e gestores escolares) no processo de ensino/aprendizagem. ,
Palavras-chave: educação. desenvolvimento holístico. harmonia escolar.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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