RESULTADO DE BUSCA
CáLCULO MENTAL COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANáLISE DE PROPOSTAS DIDáTICAS
Autor Principal: Luciana Aparecida da Cunha        Co-autores: Nelson Antonio Pirola
Resumo: O presente artigo apresenta resultados do trabalho de conclusão de curso concluído em 2008 no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. A pesquisa teve como objetivo verificar como os professores trabalhavam o Cálculo mental nas aulas de matemática no 1º ano do Ensino Fundamental com alunos de 6 e 7 anos de idade. A pesquisa tratou-se de analisar formas mais significativas para o ensino do Cálculo mental na sala de aula, baseando-se nas hipóteses: Cálculo mental quando trabalhado nas escolas é de forma mecânica sem contextualização da realidade da criança? Os professores não sabem trabalhar com o Cálculo mental nas aulas de Matemática, deixando de lado esse tipo de atividade, explorando-a raramente? A metodologia proposta foi realizada através de pesquisa bibliográfica e de campo, estabeleceram-se como métodos de coleta de dados: a observação e o questionário. A observação foi presencial em três escolas, sendo duas escolas públicas e uma escola privada na cidade de Bauru/SP e o questionário oferecido aos professores de casa turma. Buscou-se fundamentação teórica em Carraher (2003), Gardner (1995), Marconi & Lakatos (2006), Moretto (2005), Parra (1996), Toledo (1997), entre outros. Os resultados foram interpretados, analisados e avaliados qualitativamente, após os dados analisados buscamos apontar medidas para o aprimoramento dos conceitos matemáticos que envolvam o Cálculo mental com algumas propostas didáticas.,
Palavras-chave: matemática. cálculo mental. ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
16
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO