RESULTADO DE BUSCA
A PRODUçãO DE MATERIAL DIDáTICO-PEDAGóGICO NO CONTEXTO DA EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS
Autor Principal: Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo        Co-autores: Priscila Soler, Aline Sordi
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar como se desenvolve o processo de adaptação, elaboração e acompanhamento de atividades didático-pedagógicas dentro do contexto de ensino- aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, de acordo com uma perspectiva bilíngue. A presente pesquisa é um estudo de caso de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em um curso de língua portuguesa como segunda língua (L2) para surdos, ofertado dentro de uma Universidade Federal, no interior do estado de São Paulo, durante o ano de 2018. A fonte de pesquisa foi um grupo de 6 alunos surdos com idades entre 14 e 34 anos. Nessa pesquisa apresentaremos um pequeno recorte dos processos de adaptação, elaboração e acompanhamento periódico de atividades didático pedagógicas, apresentando de maneira sucinta como se sucedeu esse processo, entretanto, relacionado ao gênero anúncio publicitário, considerando seus aspectos linguísticos, gramaticais, semânticos, textuais e lexicais. Acredita-se que esse trabalho desenvolvido possa vir a contribuir para a reflexão dos métodos utilizados em outros contextos de ensino de LP para surdos, mostrando como uma abordagem bilíngue em consonância com a perspectiva teórica funcionalista atrelada aos estudos da surdez podem de fato serem grandes aliadas no processo de ensino de português como segunda língua para surdos. ,
Palavras-chave: educação de jovens e adultos, surdez, adaptação de materiais didáticos.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
9
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO