RESULTADO DE BUSCA
A EDUCAÇÃO MORAL NOS PRESSUPOSTOS DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Camila Parpineli Cavalcante        Co-autores: Rita Melissa Lepre
Resumo: A Educação Moral é tema de extrema relevância numa sociedade contemporânea que enfrenta inúmeros desafios decorrentes das relações humanas. Segundo Piaget, a Educação Moral tem por finalidade propiciar relações e vivências com os outros e com o meio, pelas quais o sujeito possa desenvolver sua autonomia moral. A BNCC - Base Nacional Comum Curricular enquanto documento norteador de todos os currículos tem por objetivo garantir a formação de cidadãos críticos, criativos, participativos e responsáveis capazes de se comunicarem, de lidarem com suas próprias emoções e de proporem soluções para conflitos de forma ética e assertiva. Este estudo se concentrou em analisar se a proposta de currículo comum apresentada pela BNCC constituído por dez competências gerais possibilita que práticas de Educação Moral aconteçam na escola. Para tal realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, analisando aa literaturas de referência sobre o tema. Dentre essas competências gerais apresentadas na BNCC pudemos identificar que há propostas que possibilitam e favorecem a Educação Moral como proposta de superação da heteronomia moral dos alunos, fato este condicionado á formação do professor e ao conhecimento e compreensão de tais competências. ,
Palavras-chave: educação moral. bncc. ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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