O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |||
Autor Principal: | Jéssica Francine Ferreira da Silva Co-autores: Ana Paula Gestoso de Souza, Andréia Barboza Braga | ||
Resumo: | Neste trabalho, investigamos a trajetória profissional de uma professora participante de um projeto de extensão, que atua em um Centro Municipal de Educação Infantil de São Carlos/SP. Buscamos analisar e compreender as experiências relatadas em seu memorial de formação e, desse modo, procuramos identificar e observar indícios da construção de sua identidade profissional. Este trabalho, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise de um memorial de formação e contou com o apoio teórico de autores como Marie-Christine Josso, Claude Dubar, dentre outros. O memorial revelou que as experiências que a professora teve, fez e pensou sobre foram fortemente significantes para a sua formação profissional e para a construção de sua identidade docente na Educação Infantil. Nas revelações de indícios que permeiam a construção de sua identidade profissional observamos que dois contextos se destacam: formação docente e prática. Na formação docente a professora construiu concepções de infância, de criança e de Educação Infantil. Durante sua prática a professora se colocou em um movimento de pensar sobre suas concepções e a realidade que encontrou e, desse modo, buscou ser uma docente diferente do que essa realidade lhe mostrava., | ||
Palavras-chave: | educação infantil. identidade docente. memoriais de formação. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
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