RESULTADO DE BUSCA
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR PARA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor Principal: Simone Ferreira        Co-autores: Taynara Marcia Angelo Neto , Manoel Osmar Seabra Junior , Camila Rodrigues Costa
Resumo: Objetivou-se identificar e analisar as condições de acessibilidade física de seis escolas públicas, localizadas em três diferentes cidades do Oeste paulista no que tange o uso de rotas por estudantes com deficiências físicas e visuais para acesso as aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa. Para coleta de dados foram selecionadas seis escolas, por amostra de conveniência. Foi utilizado um protocolo, a fim de avaliar as condições de acessibilidade física em escolas de Ensino Fundamental, nas quais foram utilizadas apenas as rotas: 1- portão de entrada até a sala de aula mais próxima; 4- da sala de aula até o banheiro-; 5- da sala de aula até o bebedouro- e; 7- da sala de aula até a quadra poliesportiva. A análise dos dados advindos por meio dos elementos arquitetônicos de cada rota selecionada foi inserida no software excel. Os resultados foram obtidos por meio dos cálculos de frequências relativas e absolutas. Constatou-se que as escolas analisadas apresentam boa condição de acessibilidade física, porém necessitam de maiores adequações, tornando os espaços escolares mais oportunos para a locomoção de todos os estudantes, sejam eles com ou sem deficiência. ,
Palavras-chave: educação especial. educação física. acessibilidade física.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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