CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA EXCLUSÃO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR | |||
Autor Principal: | Nilza Carvalho da Silva | ||
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a refletir sobre o processo histórico das pessoas com deficiência, assim como, demonstrar as diferentes fases da Educação Especial. É essencial a aplicabilidade de políticas públicas voltadas a formação de professores para que as escolas regulares, não direcione o ensino, apenas ao acúmulo de informações, mas também, possa formar cidadãos que compreenda e respeite as diferenças dos demais. Sabemos que o grande desafio da educação inclusiva está na falta de recursos e apoio, e devido a esta problemática, muitos professores não conseguem ver a educação inclusiva com bons olhos, muitas vezes, por não estarem preparados a trabalhar com esta realidade cada vez mais presente nas escolas brasileiras. Para o alcance desta temática, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, direcionada a uma visão fundamentada de todo o processo histórico social das pessoas com deficiência, até sua conquista atual na inclusão escolar. Neste sentido, é importante salientar, que a inclusão só é possível com o convívio das diferenças, empatia e respeito ao próximo para que desta forma, possamos vencer o preconceito e formar cidadãos conscientes que respeitem e faça valer o direito de todos., | ||
Palavras-chave: | deficiência. processo histórico. inclusão escolar | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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