RESULTADO DE BUSCA
A FORMAçãO DE PROFESSORES EM EDUCAçãO AMBIENTAL POR MEIO DA EDUCAçãO A DISTâNCIA (EAD)
Autor Principal: Vania Borges Bernal        Co-autores: Ermelinda Moutinho Pataca
Resumo: A pesquisa analisou as possibilidades e limites da formação de professores em Educação Ambiental (EA) na perspectiva crítica, por meio da Educação a Distância (EAD) semipresencial. As análises foram baseadas na aplicação do curso de difusão Educação Ambiental: Rede Ambiência , promovido pelo Instituto Nacional de Análise do Risco Ambiental (INAIRA). As contribuições de autores do pensamento crítico em EA foram consideradas em torno da formação continuada dos educadores. Os princípios metodológicos da pesquisa-ação subsidiaram este estudo. No processo, as interpretações da realidade observada e as possíveis ações transformadoras foram objetos de discussão. A pesquisa prática ocorreu durante o ano de 2010, com um grupo de 42 educadores do município de Mirassol D Oeste, no Mato Grosso. O percurso da formação pautou-se no conhecimento e na discussão das questões ambientais locais e na sensibilização dos educadores, para um efetivo trabalho de EA com os alunos. A metodologia de projetos foi a estratégia sugerida para o desenvolvimento da EA crítica com os estudantes, pois possibilitou estudos do meio que estimularam as investigações das problemáticas locais. Como resultado, verificou-se que a EAD semipresencial pode ser utilizada na formação em EA crítica, desde que conte com as ferramentas interativas de comunicação - os fóruns virtuais, chats e com metodologias participativas que agucem o pensamento reflexivo. Quanto aos limites apresentados, a presença do formador para um melhor acompanhamento no momento da realização dos projetos revelou-se positiva. Um maior estímulo à participação dos educadores nos fóruns pode ser considerado fundamental para a melhoria da qualidade do processo. ,
Palavras-chave: educação ambiental. educação a distância. pesquisa-ação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

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