RESULTADO DE BUSCA
A VALORIZAÇÃO DO OLHAR PERCEPTIVO NA ESCOLA DO MEIO AMBIENTE, BOTUCATU/SP
Autor Principal: Sibele Gimenez Queiroz
Resumo: A observação de aves é uma importante vivência de educação ambiental, pois estimula os alunos a perceber a natureza de forma mais abrangente, sensibilizando e fortalecendo a noção de pertencimento ao local onde vivem. No decorrer de 2018, elaborou-se, na Escola do Meio Ambiente (EMA), uma vivência de observação perceptiva com 149 alunos do Ensino Fundamental I de escolas municipais e 101 alunos do Ensino Fundamental II de escolas particulares do município de Botucatu, SP. A referida atividade ocorreu no momento da chegada dos alunos à EMA, ou seja, antes da participação dos educandos nos caminhos ecopedagógicos da Escola do Meio Ambiente. Inicialmente, apresentou-se aos alunos, a Ave Símbolo de Botucatu, o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), e, em seguida, os mesmos foram convidados a retratar o pássaro por meio do desenho de observação, utilizando giz de cera (1º ano ao 5º ano) ou tintas produzidas com açafrão, pó de café e terra (6º ano ao 9º ano). A análise dos desenhos evidenciou que os alunos passaram por uma experiência única de percepção da ave, observando e retratando detalhes muitas vezes despercebidos no cotidiano, tal como a relação do pássaro com o seu entorno. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo principal resgatar no aluno o vínculo de amor e respeito à natureza, utilizando o desenho de observação do bem-te-vi para valorizar o olhar perceptivo na Educação Ambiental. ,
Palavras-chave: bem-te-vi. desenho. educação ambiental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO