RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor Principal: Janaina Cassiano Silva        Co-autores: Eliza Maria Barbosa, Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Altina Abadia da Silva
Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados de um projeto de extensão, com financiamento do PROEXT, desenvolvido na UFG/ Regional Catalão, em 2015. O objetivo geral foi promover um processo de avaliação, reflexão e socialização dos conhecimentos da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, ampliando as possibilidades de atuação dos professores da educação infantil. A metodologia pautou-se nos pressupostos metodológicos e filosóficos do materialismo histórico-dialético. As ações/atividades desenvolvidas foram: caracterização da instituição de educação infantil; levantamento dos materiais adotados pelas professoras para elaboração de suas práticas pedagógicas; grupo de estudos e; entrevistas. Apresentaremos neste texto os resultados das entrevistas realizadas com as professores da pré-escola. Participaram cinco professoras, sendo duas do Jardim I e três do Jardim II. A média de idade foi de 44 anos. Quanto à formação, quatro professoras têm graduação em Pedagogia e uma fez o curso oferecido pelo Ministério da Educação do Pró-Infantil. No que se refere ao planejamento, apenas uma das cinco professoras explicitou que este é semanal e as professoras possuem uma ordem de atividades a ser seguida. Já no que tange a avaliação dos alunos, não são atribuídas notas e sim conceitos que variam de ótimo a regular. Esperamos que com esta ação de extensão tenhamos contribuído com o atendimento ofertado à criança pequena e com a formação das professoras.,
Palavras-chave: formação de professores. educação infantil. psicologia histórico-cultural.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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