RESULTADO DE BUSCA
O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE GEOGRAFIA
Autor Principal: Barbara Silva Alves de Lima        Co-autores: Vitor Machado
Resumo: A questão agrária no Brasil envolve interesses econômicos e sociais na posse de territórios. Este trabalho tem o objetivo de analisar os documentos oficiais curriculares de Geografia voltados ao Ensino Fundamental Anos Finais, buscando nos conteúdos analisados subsídios que demonstrem a intencionalidade, subjetiva ou não, dos temas ligados ao espaço agrário brasileiro. A metodologia da pesquisa consistiu em analisar tais documentos por meio do método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2016). Com base nessa metodologia selecionou-se a categoria Questão agrária para buscar nos documentos o objetivo pretendido. Os documentos analisados são: Os Parâmetros Curriculares Nacionais - terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, Geografia (PCN, 1998); Currículo oficial do Estado de São Paulo - Ciências Humanas e suas tecnologias, Geografia (SÃO PAULO, 2012) e o Material de apoio ao Currículo oficial do Estado de São Paulo - Caderno do Professor, Geografia, Ensino Fundamental anos finais (SÃO PAULO, 2014). Como resultado constatou-se que o conteúdo previsto nos documentos curriculares oficiais de Geografia analisados contempla a questão agrária numa perspectiva simplista e acrítica, não sendo capaz de promover a transformação de conceitos pré-estabelecidos pelo senso comum e de oferecer subsídios teóricos que demonstrem a relação de classes presente na posse da terra.,
Palavras-chave: currículo de geografia. ensino de geografia. valor social da terra.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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