A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA POLÍTICA EDUCACIONAL | |||
Autor Principal: | Maria Cristina Piana Co-autores: Beatriz de Souza Lima Pissutti | ||
Resumo: | Este estudo objetivou compreender a gestão democrática no âmbito escolar. Para isso, buscou conhecer os projetos desenvolvidos pela escola no que diz respeito à participação da família e de grupos no espaço escolar. Trata-se uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, em município de médio porte no interior norte paulista. O presente trabalho surge do contato de suas autoras com a escola, por meio do Núcleo de Estudos e Extensão sobre Criança e Adolescente - NECRIA. Através das oficinas ministradas na escola, foi possível ter contato com outros projetos e atividades que são realizadas na escola. Como percurso metodológico fundamentou-se no método dialético crítico de Marx e por meio da pesquisa bibliográfica e empírica, foi realizada a abordagem qualitativa, pois permitiu uma análise dos significados e dos valores dos entrevistados. As entrevistas foram respaldadas por um roteiro semiestruturado acerca de como acontece a gestão democrática na escola. As participantes da pesquisa foram: gestora, coordenadora pedagógica, professora e famílias da escola. A pesquisa tem como referencial teórico as obras de Paulo Freire, especialmente Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. A gestão escolar é uma prerrogativa da educação básica, pois é por ela que se estabelece direcionamento, unidade, consistência, coerência e qualidade do ensino, como afirmado por Lück (2007)., | ||
Palavras-chave: | criança. educação. gestão democrática. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico | |
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