RESULTADO DE BUSCA
REFLEXÕES E VIVÊNCIAS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO VOLTADAS À FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIA COM O PIBID
Autor Principal: Gabriel Marcelo Silva Dos Santos        Co-autores: Gabriela Pavan David , Patrícia Cardoso Soares
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de ensino realizadas em escola pública de Ensino Fundamental no município de Araçatuba/SP, nos 1º e 2º anos, voltadas à formação do leitor, com foco na leitura literária. Práticas essas, oriundas do subprojeto Leitura literária na formação e prática docente: da elevação do pensamento ao protagonismo dos sujeitos que integra o projeto institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Uma parceria entre a Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC-FEA), junto à Secretaria Municipal de Educação (SME), da mesma cidade. De caráter qualitativo, utilizou-se de pesquisa estruturada por meio de observação direta, registros em cadernos de bordo, pesquisa bibliográfica e estudos realizados em encontros presenciais de formação promovendo uma reflexão sobre as vivências durante o acompanhamento e auxílio às Professoras Supervisoras (PS), além da análise de como estas vivências influenciam na formação inicial de licenciando em Pedagogia. Como a ênfase está no entendimento de que a leitura é fator primordial na formação do sujeito consciente, crítico e transformador foi necessário o estudo de teóricos que discutem a relação teoria e prática, formação docente e formação do leitor literário, a saber: Zabala (1998); Feldmann (2009); Freire (1983; 2014); Soares (2011); Azevedo (2006); Souza (2010); Cosson (2006).,
Palavras-chave: prática pedagógica. formação docente. formação do leitor literário.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
12
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO