RESULTADO DE BUSCA
PESQUISA AÇÃO E O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TECENDO DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Autor Principal: Andréia da Silva Pereira        Co-autores: Diego Melo de Abreu Katz Tarandach
Resumo: Esta comunicação tem como objeto de estudos a organização intencional do espaço da educação infantil - entendido como ambiente de interações e aprendizagens. Os estudos foram pautados na teoria histórico cultural e os conceitos de entorno, interações, aprendizagem e o desenvolvimento de funções psíquicas superiores. Apoiada sobre a teoria supracitada, os autores deste texto realizaram pesquisa ação em uma perspectiva interdisciplinar, com a junção das Unidades Programáticas Oficinas Pedagógicas na Educação Infantil e Jogos, brinquedos e brincadeiras ofertadas para duas turmas do curso de Pedagogia da Faculdade Interação Americana (FAINAM), em parceria com a Secretaria de Educação do município de São Bernardo do Campo, com a proposta de organização intencional do espaço de uma instituição de educação infantil em parceria com a comunidade escolar. As ações foram divididas em cinco etapas: a) estudos teóricos e do meio; b) planejamento de modificação do espaço junto à equipe escolar e estudantes em HTPC; c) alinhamento de ações para trabalho junto à comunidade; d) efetivação de propostas; e) filmagem das interações nos espaços ocupados, antes e depois das modificações realizadas. Os resultados obtidos indicam qualidade formativa para os estudantes, bem como a valorização - pela comunidade - e compreensão do trabalho pedagógico após a participação na construção dos espaços. No campo das interações, o espaço se tornou ambiente de interações entre as crianças de diferentes idades e, nesse sentido, o conceito de aprendizagem - considerado na perspectiva da teoria que apoiou a pesquisa - se estende a adultos e crianças, pautados nas interações e da possibilidade de teorização da prática e vivência do cotidiano da educação da infância.
Palavras-chave: educação infantil. intencionalidade. espaço.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
13
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO