RESULTADO DE BUSCA
PROPOSTA DE VIDEOAULAS COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA
Autor Principal: Elana Simone Schiavo Caramano        Co-autores: Eliana Marques Zanata
Resumo: O presente trabalho trata de pesquisa desenvolvida em curso de mestrado profissional na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Bauru. A partir da observação e diálogo com educandos de um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizado no interior paulista, constatou-se a necessidade de mediação da aprendizagem para o ensino de inglês. Objetivou-se implementar videoaulas instrucionais a fim de subsidiar tanto educadores quanto educandos, auxiliando-os na execução e na compreensão dos objetivos propostos nas atividades, referente ao material didático EJA- Mundo do Trabalho, tornando a aprendizagem mais significativa. Foram utilizadas a teoria do design instrucional de Gagné, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel sob a visão de Marcos Moreira Filho e a teoria Freireana, bem como conceitos da semiótica de Pierce. Foram produzidas, por meio de capturas de tela e gravação de voz com a utilização de software gratuito, quatro videoaulas instrucionais (volume 4) do material citado. Tal proposta representa a inserção da tecnologia na mediação contextual do material didático, diante das dificuldades observadas em sala de aula e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. ,
Palavras-chave: educação de jovens e adultos. aprendizagem significativa. videoaulas instrucionais.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
8
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO