PROPOSTA DE VIDEOAULAS COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA | |||
Autor Principal: | Elana Simone Schiavo Caramano Co-autores: Eliana Marques Zanata | ||
Resumo: | O presente trabalho trata de pesquisa desenvolvida em curso de mestrado profissional na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Bauru. A partir da observação e diálogo com educandos de um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizado no interior paulista, constatou-se a necessidade de mediação da aprendizagem para o ensino de inglês. Objetivou-se implementar videoaulas instrucionais a fim de subsidiar tanto educadores quanto educandos, auxiliando-os na execução e na compreensão dos objetivos propostos nas atividades, referente ao material didático EJA- Mundo do Trabalho, tornando a aprendizagem mais significativa. Foram utilizadas a teoria do design instrucional de Gagné, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel sob a visão de Marcos Moreira Filho e a teoria Freireana, bem como conceitos da semiótica de Pierce. Foram produzidas, por meio de capturas de tela e gravação de voz com a utilização de software gratuito, quatro videoaulas instrucionais (volume 4) do material citado. Tal proposta representa a inserção da tecnologia na mediação contextual do material didático, diante das dificuldades observadas em sala de aula e dos inúmeros fatores dificultadores que os educandos da EJA enfrentam ao retomarem os estudos. , | ||
Palavras-chave: | educação de jovens e adultos. aprendizagem significativa. videoaulas instrucionais. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
Estatísticas: | 8 acessos |
5 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!