RESULTADO DE BUSCA
DIALOGICIDADE ENTRE SABERES: CONSTRUINDO CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Autor Principal: ERICA PEREIRA DOS SANTOS
Resumo: O presente ensaio apresenta alguns estudos da literatura no intuito de estruturar alguns pensamentos complementares entre Shluman (1985); Tardif e Raymond (2000); Schon (1997) Freire (1996) e Pozo e Gómes Crespo (2009) sobre os saberes essenciais na formação de professores críticos, reflexivos e preocupados com a aprendizagem dos seus alunos. Além disso, o estudo destaca a relevância da formação de docentes conscientes e abertos ao diálogo entre os saberes dos estudantes e os saberes escolares, como alternativa para promover um ensino significativo fazendo sentido para a realidade dos alunos. Para isso, analisou-se que, é preciso formar educadores críticos e reflexivos capazes de investigar e aperfeiçoar a sua própria prática a partir das relações com os estudantes e por meio das análises dos processos cognitivos da aprendizagem dos mesmos. ,
Palavras-chave: saberes. ensino e aprendizagem. formação de professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
7
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO