A DIVERSIDADE CULTURAL NA CONCEPÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS | |||
Autor Principal: | Janaina Macena Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini | ||
Resumo: | O notório destaque assumido por questões sociais relacionadas a diversidade cultural no atual cenário mundial motivou abordamos tal diversidade no contexto educacional através do relato de professores. Participaram do estudo professores da rede pública estadual dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, de uma cidade de médio porte do Estado de São Paulo, totalizando 27 escolas e 441 professores, dos quais 295 apresentaram devolutiva, produzindo 67 por cento de respostas. A investigação teve como objetivo analisar e interpretar os resultados encontrados a partir do relato de professores, para a presença da diversidade cultural na sua formação e no material didático disponibilizado pelo Estado. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário desenvolvido pela própria pesquisadora. Para o embasamento teórico assumiu-se os Estudos Culturais a partir de Hall (2015) como referência para o entendimento de cultura. Assim, concluiu-se que a diversidade cultural está presente no currículo e na formação dos professores, mas de forma insuficiente pelos parâmetros e ocorrências que apresenta e pela necessidade declarada do professor de utilizar-se de outros recursos e fontes de informação para o planejamento de suas aulas. , | ||
Palavras-chave: | diversidade cultural, interculturalidade, ensino fundamental | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais | |
Estatísticas: | 10 acessos |
6 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!