RESULTADO DE BUSCA
A DIVERSIDADE CULTURAL NA CONCEPÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Autor Principal: Janaina Macena        Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Resumo: O notório destaque assumido por questões sociais relacionadas a diversidade cultural no atual cenário mundial motivou abordamos tal diversidade no contexto educacional através do relato de professores. Participaram do estudo professores da rede pública estadual dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, de uma cidade de médio porte do Estado de São Paulo, totalizando 27 escolas e 441 professores, dos quais 295 apresentaram devolutiva, produzindo 67 por cento de respostas. A investigação teve como objetivo analisar e interpretar os resultados encontrados a partir do relato de professores, para a presença da diversidade cultural na sua formação e no material didático disponibilizado pelo Estado. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário desenvolvido pela própria pesquisadora. Para o embasamento teórico assumiu-se os Estudos Culturais a partir de Hall (2015) como referência para o entendimento de cultura. Assim, concluiu-se que a diversidade cultural está presente no currículo e na formação dos professores, mas de forma insuficiente pelos parâmetros e ocorrências que apresenta e pela necessidade declarada do professor de utilizar-se de outros recursos e fontes de informação para o planejamento de suas aulas. ,
Palavras-chave: diversidade cultural, interculturalidade, ensino fundamental
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

Estatísticas:
10
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO