RESULTADO DE BUSCA
O PROFESSOR EM BUSCA DO SABER NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA
Autor Principal: Jane Lima Camilo de Oliveira         Co-autores: Marcel Fonseca Carvalho, Ana Maria de Araújo Martins
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo realizado no curso de graduação em Pedagogia, acerca da formação inicial de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos-EJA. O trabalho configura-se como uma investigação de caráter qualitativa e tem como objetivo uma reflexão da experiência de estágio curricular supervisionado para a construção de saberes na formação de professores. Foi utilizada como estratégia de pesquisa a análise documental de publicações sobre a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciaturas, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura), e, do relatório de uma aluna do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Santo Antônio da Platina (FASA-PR), produzido durante a prática de estágio curricular supervisionado na Educação de Jovens e Adultos. Os dados apontam a relevância da contribuição dos estágios em oportunizar conhecimento sobre as políticas públicas para a formação dos professores em cursos superiores, bem como o desenvolvimento do estágio propiciar aos estudantes aprendizagens relacionadas à organização da gestão do trabalho escolar e do espaço físico. As atividades realizadas durante a regência do estágio desencadearam reflexões que serviram para a estagiária superar concepções sobre a Educação de Jovens e Adultos, construída no início de sua trajetória de formação de professora. Por conta dessa interpretação, das varias situações vivenciadas em sala de aula a estagiária conheceu melhor as condições de trabalho do professor, entre outros aspectos, relacionou a teoria e a prática na compreensão do processo de apropriação da leitura e escrita dos alunos da EJA. Nesse viés, aponta a importância da superação de uma visão simplificada das condições do contexto de vida dos alunos, e, dos contextos formativos dos professores da EJA no Brasil.
Palavras-chave: Formação inicial. Estágio curricular supervisionado. Educação de Jovens e Adultos.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO