RESULTADO DE BUSCA
ANALISANDO BUSCADORES DE PESQUISAS CIENTÍFICAS: CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES
Autor Principal: Guilherme Santos Maciel
Resumo: Os buscadores são utilizados para acessar informações disponíveis na web e eles diferenciam-se em função das finalidades e características de seus recursos digitais. Nesta pesquisa objetivou-se analisar as características de recursos digitais de dois buscadores de pesquisas científicas. Esse objetivo foi construído para responder: “De que forma os buscadores de pesquisas científicas do tipo tese e dissertação podem contribuir com a formação de professores pesquisadores para a sua utilização?”. A Fundamentação Teórica deste estudo foi construída com base nas pesquisas de Valente (2005), Morville e Rosenfeld (2006) e Goulart e Montardo (2007). Os buscadores que foram escolhidos como objetos de pesquisa encontram-se no Catalogo de Teses e Dissertações – CAPES e na Biblioteca Digital de teses e dissertações. A análise desses buscadores foi desenvolvida na perspectiva do Método de Inspeção Semiótica de Souza (2005). A princípio, fez-se a descrição e avaliação dos recursos apresentados através da interface de cada buscador. Ao final, desenvolveram-se reflexões sobre como essas informações poderiam contribuir com o professor pesquisador. Concluiu-se que os buscadores contribuem com a formação desses docentes para refletir sobre as suas estratégias de busca ao apresentar linguagem e formato de organização da informação que facilita a identificação e compreensão dos elementos presentes na interface e opção pela utilização de códigos de natureza diversa para a localização de pesquisas.
Palavras-chave: Buscadores, TDIC, Formação de professores
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
6
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO