RESULTADO DE BUSCA
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NOS PROCESSOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA
Autor Principal: Jéssica Araújo Carvalho        Co-autores: Jassonia Lima Vasconcelos Paccini
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da importância da participação da comunidade escolar nos processos de gestão democrático-participativa. Ancorados na abordagem da Psicologia Histórico-Cultural, partimos da análise de uma pesquisa desenvolvida na cidade de Paranaíba entre os meses de novembro de 2016 e agosto de 2017, ao longo da disciplina de estágio básico obrigatório do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Para tanto, retomamos os conceitos teóricos e as políticas públicas que preconizam a participação da comunidade escolar nos processos previstos na gestão democrático-participativa no cotidiano de uma escola estadual que funciona nos três turnos do dia, nas modalidades de ensino fundamental I e II, escola de autoria, ensino médio e um pólo de atendimento educacional especializado. A escola escolhida para compor esta pesquisa esta localizada no território de mapeamento e a atuação de um projeto de extensão universitária, localizando-se limítrofe entre as zonas urbana e rural. Como conclusão, ressaltamos a importância da implementação de ações voltadas para a promoção da gestão democrática participativa, voltadas para as necessidades de cada comunidade escolar, bem como, o apoio e a orientação dos órgãos oficiais e de universidades na construção de modelos que norteiem a execução das diretrizes legais. ,
Palavras-chave: comunidade escolar. gestão democrático-participativa. psicologia histórico-cultural.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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