RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE SURDOS: NVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES
Autor Principal: Melaine Duarte Ribeiro Muttao        Co-autores: Fernando Martins Parreira e Sousa, Noeli Prestes Padilha Rivas
Resumo: Diversos documentos internacionais e nacionais que influenciaram as atuais políticas educacionais de nosso país foram publicados nas décadas de 1990 e 2000. Instituindo um novo olhar para educação especial, que deixou de ser pensada de forma paralela ao sistema comum e passou a integrar a proposta pedagógica da escola regular. Como consequência, a formação de professores para a educação básica também precisou ser revista. Neste contexto, este trabalho buscou compreender como a formação de professores para a educação de surdos foi discutida em teses e dissertações no período de 1995 a 2014. O trabalho de pesquisa bibliográfica usou como procedimento metodológico, a Revisão Sistemática da Literatura. O acesso aos trabalhos deu-se por buscas online nas bibliotecas de Programas de Pós-graduação em Educação, avaliados pelas CAPES com conceito igual ou superior a cinco. Encontraram-se 35 pesquisas, escritas entre os anos de 2009 e 2014. A análise dos estudos apontou para a discussão reflexiva de dois grandes períodos: do que trata das extintas habilitações específicas em Educação de Deficientes da Audiocomunicação e do que discute uma nova configuração de formação do professor, regente e especialista. Conclui-se que, para a maioria dos estudos, as especificidades da educação de surdos não tem sido contempladas na formação inicial, ao restringir a formação do professor à disciplina Libras, e que esta realidade tem demandado dos professores a busca por formação continuada.,
Palavras-chave: formação de professores; educação de surdos; pós-graduação em educação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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