RESULTADO DE BUSCA
ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA ACERCA DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO [COM ÊNFASE EM MATEMÁTICA].
Autor Principal: Mariana Cristina Lopes        Co-autores: Ivete Maria Baraldi
Resumo: Este trabalho é uma apresentação de uma pesquisa de mestrado em que pretendemos trazer algumas considerações acerca do que vimos e ouvimos sobre o processo de escolarização [com ênfase em Matemática] de um aluno com superdotação. A abordagem foi qualitativa, onde realizamos um estudo de caso, e os dados foram produzidos por meio de entrevistas com a comunidade escolar, com um aluno com superdotação e sua mãe, além de observações do contexto escolar. Foi possível concluir que não havia um olhar na Rede Municipal pesquisada para esse público-alvo da Educação Especial antes da chegada do aluno com superdotação e que, por esse motivo, ele não teve acesso aos serviços educacionais especializados, como previsto nos documentos legais e nos princípios da escola inclusiva. Notamos que foram ínfimos os direcionamentos pedagógicos específicos às necessidades educacionais desse aluno e, ao olhar para as aulas de Matemática, situações desfavorecedoras foram observadas, ao passo que as práticas pedagógicas e atividades propostas dificultavam o estabelecimento de relações, não favoreciam a criatividade e eram pouco desafiadoras.,
Palavras-chave: educação matemática (inclusiva). altas habilidades. inclusão escolar.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
17
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO