RESULTADO DE BUSCA
CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE TUTORIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES
Autor Principal: NAYANA CRISTINA GOMES TELES        Co-autores: Marta de Oliveira Gonçalves, Marli André
Resumo: Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o Programa de Tutoria Educacional ofertado aos professores iniciantes pela SEMED/Manaus quanto a eventuais contribuições para o Desenvolvimento Profissional dos Professores da rede. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos escolhidos para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação, complementados com a análise documental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores, três professores formadores (tutores) e três professores tutorados (iniciantes na rede), além da observação de três sessões de tutoria. A revisão da literatura que fundamentou essa pesquisa incluiu teóricos como Marcelo (2010), Day (2001), Imbernón (2010), Lima (2006), Vaillant e Marcelo (2012), entre outros. Os dados revelaram uma avaliação predominantemente positiva do programa por gestores, tutores e tutorados. São pontos positivos do programa, segundo os iniciantes: o apoio e a orientação oferecidos pelo tutor, a possibilidade de refletir sobre as suas práticas e a mudança em sua forma de trabalhar. Em relação aos fatores negativos, os iniciantes afirmam que o tempo disponível para a realização das sessões é um complicador. Concluímos que o Programa de Tutoria Educacional tem alcançado êxito ao favorecer a inserção dos novos docentes da rede, entretanto, é preciso avançar para uma perspectiva mais colaborativa e integrada à rotina da escola.,
Palavras-chave: formação de professores. formação continuada. professor iniciante
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
10
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO