RESULTADO DE BUSCA
ESTÁGIO SUPERVISONADO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
Autor Principal: PATRICIA LUCIA VOSGRAU DE FREITAS        Co-autores: Perla Cristiane Enviy, Viridiana Alves de Lara
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar um recorte de um estudo sobre a inserção dos acadêmicos do Curso de Pedagogia nas Escolas de tempo Integral do município de Ponta Grossa/PR. PARO (2009), CAVALIERE (2007), ARROYO (2011), contribuem na discussão sobre a ampliação de permanência das crianças nas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada a partir de análises de registros etnográficos dos contextos escolares campos de estágio curricular, utilizando abordagens crítico-dialéticas. Os registros escolhidos para análise foram os diários de bordo de três acadêmicas que desenvolveram seus processos de estágios em uma escola de tempo Integral, e que optaram pelo acompanhamento da turma o dia todo, seus relatos retratam as vivências das práticas educativas, dos ambientes e dos sujeitos envolvidos. Para as reflexões, foram elencados trechos descritos que retrataram a organização da escola no que se refere à rotina dos alunos. Para que se consiga legitimar a Escola de Tempo Integral em um espaço que realmente desenvolva a educação integral, é relevante refletir que este tempo estendido não pode ser pautado em uma concepção de turno extra, ou seja, de contra turno escolar ou contra turno social. Mas sim, de um entendimento de currículo ampliado, em que o fazer pedagógico empreende um caminho dialético entre os conteúdos historicamente acumulados e os conhecimentos subjetivos e culturais.,
Palavras-chave: formação de professores. estágio curricular. escolas de tempo integral.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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