AS CONTRIBUIçõES DA PERSPECTIVA PóS-CRíTICA PARA O CONHECIMENTO EM GESTãO EDUCACIONAL NO BRASIL | |||
Autor Principal: | Paulo Nascimento | ||
Resumo: | Na década de 1980 os estudos na área da Gestão educacional no Brasil, fundamentados na Teoria Geral da Administração, encontraram uma frente crítica que promoveu uma ruptura com seus fundamentos e constituiu uma perspectiva democrática de gestão que se instituiu nos meios acadêmicos e legais como lugar de solução para os problemas educacionais e de transformação social. Os pesquisadores assumiram a gestão democrática como modelo de análise das práticas escolares e avaliaram sua possibilidade de concretização e obtiveram dois resultados principais: por um lado, eles prescrevem as medias que as escolas deveriam tomar para realizar a gestão democrática e, por outro lado, apontam as práticas que as escolas deixam de fazer para sua concretização. O problema é que a escola é culpabilizada por não realizar a gestão democrática: ou por serem alienados ou partirem do senso comum. Porém, não estaria o próprio conhecimento na área dotado de limites de análise? Não teria a perspectiva democrática negligenciado uma crítica de si? Pois bem, esta pesquisa tem o objetivo de mapear os elementos contidos no conhecimento em Gestão educacional que impedem um olhar crítico sobre si. Para isso será utilizado método bibliográfico e o referencial teórico Pós-crítico. Dividir o conhecimento da Gestão educacional em duas perspectivas impede tenha um olhar crítico de si e um olhar múltiplo sobre o conhecimento. | ||
Palavras-chave: | pós-crítica. gestão educacional. multiplicidade. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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