RESULTADO DE BUSCA
METODOLOGIAS E ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CIêNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Luiz Felipe Campos Reversi        Co-autores: Kelly Regina Silva Campos Reversi, Gabriel Henrique de Oliveira Lopes
Resumo: Ao longo das últimas décadas diversos trabalhos têm apontado problemas e críticas no ensino de ciências em âmbito nacional e mundial, de modo que, igualmente, muitas investigações também têm apresentado propostas para a superação destes problemas, as quais incluem metodologias, abordagens e perspectivas diferentes daquelas consideradas tradicionais na realidade escolar. Porém, embora acumulem-se tanto críticas quanto alternativas às abordagens tradicionais, é sabido que estas ainda persistem na realidade das salas de aula, uma vez que uma renovação no ensino de ciências perpassa pela formação de professores e requer que docentes, que são os responsáveis mais mediatos pela prática educativa, tenham conhecimento das possibilidades no ensino de ciências. Neste sentido, o presente trabalho buscou elencar algumas possibilidades que podem contribuir para a superação de mitos e visões deformadas de ciências, assim como para uma educação científica crítica e de qualidade. Após uma revisão na literatura especializada as metodologias e abordagens apresentadas são: (1) abordagem experimental; (2) ensino de ciências em espaços não formais; (3) abordagem da ciência, tecnologia e temas ambientais; (4) história da ciência; (5) ensino por investigação e (6) histórias problematizadoras.,
Palavras-chave: ensino de ciências. metodologias e abordagens. ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
17
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO