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A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HISTÓRICA INTERDISCIPLINAR E INTERCULTURAL
Autor Principal: Anelisa Mota Gregoleti        Co-autores: Christian Fausto Moraes dos Santos , Gabrielle Legnaghi de Almeida, Nathália Moro
Resumo: Por muito tempo, o ensino da História restringiu-se ao campo político, mais especificamente, ao longo dos séculos XIX e XX com a ascensão dos Estados nacionais. Conhecida atualmente como a velha História , a disciplina estava marcada por um profundo sentimento nacionalista que objetivava reconstruir e reforçar, dentro da memória popular, a ascensão de seus respectivos países e a formação de suas lideranças políticas. Essa perspectiva, caracterizada pela ideia de que o passado era controlado apenas por poucos homens poderosos, só começou a perder sua força com a construção de um mundo globalizado e democrático. Os historiadores passaram a dedicar-se às camadas que, até então, estavam submersas e a estudar as vidas das pessoas comuns, das classes mais baixas. Entretanto, um grupo de profissionais, os historiadores ambientais, foram ainda mais a fundo e transformaram a História em uma disciplina muito mais inclusiva do que ela, tradicionalmente, vinha representando. Por isso, ao longo desse texto, apresentaremos a contribuição dos estudos e do ensino da História Ambiental em sala de aula, visando demonstrar sua importância para a construção de um ensino histórico mais interdisciplinar e intercultural. Para atingir esse objetivo, utilizaremos uma bibliografia especializada da área e, como exemplo, a história da Mata Atlântica, dificilmente encontrada, até hoje, nos livros e nas aulas de História do país.,
Palavras-chave: ensino. história. meio ambiente
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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