RESULTADO DE BUSCA
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor Principal: Aletéia Cristina Bergamin        Co-autores: Heitor Bergamin Cardoso, Eliana Marques Zanata
Resumo: O presente trabalho aborda uma experiência de enriquecimento curricular em uma classe de quarto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio da monitoria. Essa pesquisa de caráter interventivo aconteceu em uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Na atuação, o monitor foi um aluno mais velho que cursava o nono ano nesse período de pesquisa e no contra turno atuava duas vezes por semana junto à turma de alunos dos anos iniciais. As atividades desenvolvidas eram planejadas com antecedência e de acordo com as orientações da professora da classe. A experiência durou um semestre e além de enriquecer a rotina já preparada pela docente da classe, a monitoria proporcionou novas oportunidades aos alunos, principalmente aos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação para que não ficassem ociosos e que tivessem suas potencialidades desenvolvidas, além da motivação para que se tornassem protagonistas na construção de conhecimento. Outro aspecto relevante para esses alunos que são Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) foi ter na prática o enriquecimento curricular que é um dos seus direitos garantidos na legislação vigente. Para o aluno monitor a experiência também foi rica e de descoberta como alguém com potencial para ensinar. ,
Palavras-chave: altas habilidades/superdotação. enriquecimento curricular. monitoria.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
13
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO