RESULTADO DE BUSCA
METODOLOGIA DE PROJETOS APLICADA AO ENSINO DE ESTATÍSTICA
Autor Principal: Liliane Ubeda Morandi Rotoli        Co-autores: Carolina Valente Gomes Agostinho, Raul Aragão Martins
Resumo: O desenvolvimento de softwares estatísticos possibilitam a prática de métodos de ensino que melhoram a compreensão da teoria e aproximam os alunos da verdadeira utilidade das ferramentas estatísticas. O presente artigo apresenta a aplicação da metodologia de projetos para o ensino de Estatística no curso de Psicologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista/ campus Assis. Esta pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada, objetivo descritivo, segundo o tipo de pesquisa documental. A aplicação da metodologia de projetos segue as etapas de definição de um tema de pesquisa até a elaboração de um relatório final. Neste relatório descreve-se toda a construção e execução da pesquisa quantitativa, bem como os cálculos estatísticos que sustentam a conclusão. Com os projetos, o estudante é motivado internamente ao escolher um tema de sua preferência, busca respostas no seu ambiente de vida e passa a ser o sujeito do processo de sua aprendizagem. A metodologia de projetos mostrou-se importante porque estimula o aluno na pesquisa de um tema que o motive, sendo tomador de decisão, administrados e gerenciados do projeto. Além disso, o aluno exerce a liderança, demostra-se crítico e reflexivo para superar todos os desafios que aparecem no decorrer do projeto.,
Palavras-chave: exatas para humanas, metodologia ativa, projetos
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
6
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO