RESULTADO DE BUSCA
ENSINO DE FíSICA MODERNA EM UM PROCESSO DE SALA DE AULA INVERTIDA: REFLEXõES E POTENCIALIDADES
Autor Principal: Ronaldo Conceição da Silva        Co-autores: Sueli Scherer
Resumo: Esse artigo apresenta resultados de uma investigação realizada em uma aula sobre Dilatação de Espaço Tempo de Einstein, conteúdo de Física Moderna, realizada com uma turma de concluintes do Ensino Médio Integrado, da rede pública federal de ensino. Participaram nove estudantes, em horário extraclasse, utilizando-se da metodologia de sala de aula invertida, na qual o professor envia material instrucional aos estudantes antes da realização da aula, de modo a utilizar, de forma mais ativa e dinâmica, seu tempo em sala. Como ação da pesquisa também foi aplicado um questionário aos alunos ao final da aula, sobre o uso da metodologia e a aprendizagem do conteúdo proposto. A análise dos dados evidenciou que o uso desta metodologia pode proporcionar maior independência do aluno na construção do conhecimento, o uso de materiais didáticos visto como exclusivos das disciplinas de humanas e um novo agir docente quanto ao planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem dos estudantes. ,
Palavras-chave: dilatação espaço tempo de einstein, ensino de física, flipped classroom.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
8
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO