O IMPACTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA | |||
Autor Principal: | Alessandra Daniele Messali Picharillo Co-autores: Rosimeire Maria Orlando | ||
Resumo: | Este estudo tem como foco a escolarização de pessoas com deficiência. Foi elaborado com o objetivo de descrever e verificar as experiências familiares de escolarização de pessoas com deficiência na perspectiva da educação inclusiva, e desafios da implantação da política de inclusão escolar. Tendo como suporte teórico metodológico o materialismo histórico dialético, parte do reconhecimento de que a sociedade não é homogênea e a escola se constitui e faz parte desta sociedade. Como procedimento se utiliza um roteiro de entrevista semiestruturado, tendo como participantes sete mães de alunos, com diferentes especificidades e idades, matriculados no ensino regular. De modo geral, os resultados demonstraram que a maioria das famílias entrevistadas tinham conhecimento da legislação vigente, não recebiam com regularidade informações sobre o desenvolvimento acadêmico de seus filhos, porém, consideravam a matrícula na classe comum favorável ao desenvolvimento escolar de seus filhos, apesar de ressaltarem que há muito o que avançar neste processo. Apenas uma participante considerou que talvez a prática da instituição especializada fosse mais adequada à sua filha. , | ||
Palavras-chave: | educação especial. família. política educacional. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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