RESULTADO DE BUSCA
PROJETAR-SE COMO PROFESSORA: UMA POSSIBILIDADE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor Principal: kelly cristina ducatti da silva
Resumo: O ato de narrar pode colaborar com a formação docente. Ao contar sobre suas experiências no estágio, os estudantes contam sobre si, sobre suas memórias da escola na infância e sobre as ideias que faziam a respeito da profissão docente antes dos estágios, que após as novas experiências vividas no contexto escolar são ou não modificadas. A partir de um recorte da tese de doutorado, durante o período de estágio no Curso de Licenciatura de Pedagogia, em uma universidade pública paulista, foi possível acompanhar o movimento reflexivo de uma estudante em torno da construção de um novo repertório reflexivo e com ele verificar a possibilidade de problematizar as situações peculiares ao exercício do magistério, algo que só poderia ser feito pelo professor iniciante ao entrar em contato com a sala de aula. O referencial teórico escolhido favorece o entrelaçamento entre os campos da cognição e da subjetividade (LEONT EV, 1978; CHARLOT, 2000; BARCELOS, 2006; GALVÃO, 2005; SOUZA, 2006). No que tange à metodologia, a pesquisa se configurou como um estudo de caso com abordagem qualitativa; as narrativas produzidas foram o principal instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que a estudante percebeu as ações pedagógicas que desenvolveu no âmbito de formação inicial. Essas ações oportunizaram novas elaborações à medida que seus saberes sobre ser a professora foram mobilizados.,
Palavras-chave: formação inicial de professores. estágio supervisionado. narrativa.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
6
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO