RESULTADO DE BUSCA
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO HÍBRIDO
Autor Principal: Gustavo Ferreira Prado
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de intervenção didática na Educação Básica que insere estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal em ações de Ensino Híbrido, objetivando compreender as potencialidades e dificuldades encontradas ao adotar esta metodologia. As pesquisas em Ensino Híbrido compõem um panorama recente na educação brasileira, sendo compreendidas e justificadas tanto pela necessidade de inovação educacional quanto pelo comportamento das novas gerações, as quais utilizam as tecnologias digitais web integradas às suas ações cotidianas. Variadas propostas de Ensino Híbrido surgem atreladas a condições materiais e tecnológicas favoráveis para seu desenvolvimento, uma realidade muitas vezes distante das escolas públicas brasileiras. Desta forma, buscando compreender as dificuldades e potencialidades intrínsecas ao planejamento e à execução de uma proposta de Ensino Híbrido em condições reduzidas de despendimento de recursos e de formação tecnológica, desenvolveu-se esta pesquisa. A partir da análise da participação e realização de tarefas propostas a grupos de alunos, os resultados nos mostram que o acesso dos alunos a plataformas menos complexas e com recursos mais simples, as quais privilegiem a comunicação, possibilita maior participação, engajamento e cooperação, relações estas compreendidas como fundamentais nas séries iniciais do Ensino Médio para evitar o abandono e a evasão escolar. ,
Palavras-chave: ensino híbrido. whatsapp. metodologias ativas.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
12
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO