RESULTADO DE BUSCA
CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE REGRAS ESCOLARES
Autor Principal: Camila Fernanda Dias Pavaneli        Co-autores: Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Raul Aragão Martins
Resumo: O presente texto tem como foco analisar as percepções dos participantes sobre regras na escola. Para tanto, foram utilizados somente cinco itens do instrumento aplicado na escola: (a) participação dos estudantes na elaboração das regras; (b) o cumprimento das regras pelos adultos; (c) o cumprimento por parte dos estudantes; (d) se as regras são justas e (e) espaços e momentos para as discussão de regras. A pesquisa é do tipo quantitativa com análise descritiva. Analisamos as respostas de 262 estudantes do 7º aos 9º anos do Ensino Fundamental e 13 docentes. Os resultados mostram divergências entre as respostas de alunos e docentes. Os alunos afirmam que não participam da elaboração das regras e que não há na escola espaço para discussão, já os docentes afirmam que os alunos participam da elaboração das regras. Segundo os alunos e os professores, os adultos da instituição cumprem regras, além disso, as regras, em suas percepções, valem para todos. No que tange ao cumprimento de regras por parte dos estudantes, os professores responderam positivamente, mas os alunos não concordam, afirmam que algumas vezes/nunca os alunos as cumprem. Concluímos que os resultados obtidos indicam que é preciso, primeiramente, de uma avaliação para dar ouvidos a todos os integrantes e, em seguida, iniciar estudos teóricos para juntos refletirem e buscarem maneiras que visem a melhoria da convivência e bem-estar na escola. ,
Palavras-chave: ensino fundamental 1. regras escolares 2. educação moral 3.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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