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AS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E AS COMPETÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: POSSÍVEIS INTEGRAÇÕES?
Autor Principal: Adriana Cristina Lázaro        Co-autores: Milena Aparecida Vendramini Sato, Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: Vivemos numa sociedade em constante transformação, na qual as mudanças na área da ciência e da tecnologia, especificamente no setor da informação e comunicação, acabam interferindo na vida do ser humano: modo de pensar, agir, aprender e ensinar. Tal fato nos faz repensarmos o currículo vigente, para atendermos ao contexto histórico digital. Estamos diante da implementação de um documento curricular nacional que se diz voltado para as exigências atuais e também para o desenvolvimento de competências que garantam ao aluno não somente o manuseio das tecnologias, mas sua utilização de maneira crítica. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as competências frente às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que constam na BNCC, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, relacionando-as com a prática pedagógica. Para isso, como forma de apoio para nossas discussões, recorremos aos estudos teóricos dos seguintes autores: Silva (2012), Tezani (2011), Almeida (2010), entre outros, a fim de tecer considerações acerca da relação entre currículo e tecnologias, prática pedagógica e letramento digital, bem como o estudo sistemático das competências apresentadas pela BNCC. Consideramos que o apontamento das TDIC no currículo oficial não assegura a integração dessas ferramentas na educação escolar contemporânea, sendo necessário investir na formação do professorado para o letramento digital. ,
Palavras-chave: base nacional comum curricular. competências digitais. tecnologias digitais da informação e comunicação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

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