O CONCEITO DE PRÁXIS E SUA RELAÇÃO NAS DISCIPLINAS ARTICULADORAS | |||
Autor Principal: | Daiana Bach Co-autores: Kelly Cristina Ducatti da Silva | ||
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo revelar a concepção de práxis dos acadêmicos do 4º ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a partir do contexto do Estágio Curricular Supervisionado, apresentando os desdobramentos da relação dialética entre a teoria e a prática que compõem o conceito de práxis, em construção, ao longo do processo formativo. Nesta perspectiva, o estudo está fundamentado na pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada (MANZINI, 2003). As entrevistas foram transcritas e categorizadas, conforme as técnicas de análise de conteúdo apresentadas por Bardin (2011). A definição do conceito de práxis fundamenta-se nas contribuições de Vázquez (1968) e Sacristán (2002). Freire (1987,1996 e 2001) auxilia nas discussões sobre o processo de inacabamento na construção do ser e do conceito. Os resultados apontam que as disciplinas articuladoras tem papel fundamental na articulação entre teoria e prática durante o processo de formação inicial. Os acadêmicos revelam que sua concepção de práxis está em constante processo de construção e requer um esforço cognitivo, bem como, o processo constante de ação/reflexão/ação., | ||
Palavras-chave: | formação inicial de professores. estágio curricular supervisionado. práxis. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
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