TESTES DE PERSONALIDADE E SUA CONTRIBUIçãO NA SALA DE AULA E NAS ATIVIDADES DE CULTURA E EXTENSãO PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA: UM RELATO DE CASO | |||
Autor Principal: | Luis Carlos Passarini | ||
Resumo: | A formação do Engenheiro deve contemplar atividades que envolvam esforço coletivo na solução de problemas Engenharia, em especial aqueles de tipo aberto. A aprendizagem baseada em problemas (PBL) e em equipes (TBL) é particularmente eficaz na geração de competência de saber. As atividades discentes executadas em grupo, incluindo as atividades extracurriculares, são recursos pedagógicos que podem ajudar muito na formação e capacitação dos estudantes de Engenharia. No entanto, regularmente as equipes falham em atingir os objetivos propostos e a causa primária do insucesso é seu processo seletivo. O objetivo deste trabalho é apresentar indicadores de personalidade e funções essenciais e sugerir sua utilização como critério objetivo para a formulação das equipes de trabalho, afim de que estas sejam equilibradas, melhor sucedidas na realização de tarefas e seus membros, ao trabalharem naturalmente, se sintam motivados e valorizados e saibam respeitar, ajudar-se mutuamente e lidar com o pluralismo de idéias focando no bem coletivo. Essa metodologia foi aplicada durante um semestre letivo na disciplina SMM0157 - Mecânica dos Autoveículos ministrada na EESC - USP. Os resultados são apresentados e discutidos, aprovando a validade da proposta., | ||
Palavras-chave: | trabalho em equipe; keisey; belbin | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
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