RESULTADO DE BUSCA
RESIDêNCIA PEDAGóGICA: REFLEXõES A PARTIR DA EXPERIêNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO UNASP/EC
Autor Principal: Rebeca Pizza Pancotte Darius        Co-autores: Denise Andrade Moura de Oliveira, Giza Guimarães Pereira Sales
Resumo: O objeto de pesquisa deste trabalho é a relação entre as instâncias formadoras - Instituição de Ensino Superior e escolas-campo - no âmbito do Programa Residência Pedagógica que permite uma nova possibilidade para o Estágio Supervisionado através do modelo de acolhimento. Situa-se este programa no âmbito da formação inicial e continuada de professores no contexto brasileiro atualmente. O referencial teórico utilizado envolve aspectos legais e autores que discutem a prática pedagógica e suas implicações, como Freire (2011), Sarti e Araújo (2016), Berbel (1995), Pimenta e Lima (2004), Barreiro e Gerbran (2006), Piconez (1991). A metodologia utilizada foi a observação participante, por meio das visitas semanais e registros em atas das reuniões, fichas. As intervenções das pesquisadoras acontecem por meio do acompanhamento do planejamento dos próprios residentes e da interação com as preceptoras na escola-campo. Como resultados temos percebido: maior imersão do residente no ambiente escolar por meio de ações planejadas e acompanhadas; mais compromisso de ambas instituições com a formação dos estudantes e a realização de práticas inovadoras oportunizadas pelas regências de classe e maior envolvimento do professor-preceptor, na medida em que orienta o graduando, também avalia e reflete sobre sua prática.,
Palavras-chave: formação inicial e continuada; estágio supervisionado; programa residência pedagógica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
14
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO