RESULTADO DE BUSCA
OLHANDO AO REDOR: O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS ADJACENTES Á FURG EM DIÁLOGO COM PRECEITOS DA EDUCAÇÃO POPULAR.
Autor Principal: Erick Henrique Santos Souza
Resumo: Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa de orientação exploratória por meio da qual foram analisadas questões a respeito do Ensino de Arte das escolas adjacentes a Universidade Federal do Rio Grande e das contribuições que uma educação de preceito popular pode oferecer à prática do Ensino de Arte nas escolas. Essa investigação foi feita junto às escolas EEEM Carlos Lorea Pinto, EMEF Mate Amargo, EMEF João de Oliveira Martins e Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC-FURG). Para tanto fez-se um trabalho in loco, através de entrevistas à professores, e questionários aos educandos, enfocando questões como os desafios da prática educativa em arte nesses espaços, suas potencialidades, sua aproximação ou distanciamento com a Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Além disso, também averiguou-se a junto aos professores sobre o conhecimento deles sobre os preceitos da Educação Popular. A partir das análises em campo, e dos subsídios teóricos adquiridos pelos referenciais pesquisados, identificou-se que há existência de diversos desafios e potencialidades na prática do Ensino de Arte das respectivas escolas, e que apesar dos déficits presentes no sistema educacional, muitos professores se adaptam à realidade das comunidades para poder desenvolver atividades que contribuam na aprendizagem dos educandos. Evidenciou-se ainda o pouco diálogo existente entre a FURG e as comunidades que a cercam e a necessidade do caráter itinerante que propicie tal mudança.,
Palavras-chave: furg. escolas adjacentes. ensino de arte
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

Estatísticas:
5
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO