RESULTADO DE BUSCA
ESTUDO DAS TEMÁTICAS INFÂNCIA, DOCÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA PROPOSTA DE FORMAçãO CONTINUADA
Autor Principal: Marcia Cristina Argenti Perez
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi o desenvolvimento de ações de formação continuada em serviço, direcionadas pelas temáticas: infância, docência e práticas pedagógicas. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa-ação realizada com 50 professores de uma Escola Cooperativa de ensino, localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: questionários, grupos de estudos, curso de extensão universitária e registro de atividades. Dentre os resultados podemos destacar que os docentes em exercício constroem novos conhecimentos e práticas, pois é a partir daquilo que já possuem e sabem que continuam seu desenvolvimento. Essa construção da formação nas temáticas específicas sobre infância, docência e práticas pedagógicas mobilizou ações de estudo e desdobramentos significativos nos posicionamentos teóricos e nas ações pedagógicas cotidianas, tais como: organização do planejamento, das atividades, dos espaços e materiais pedagógicos. Em suma, verificamos que a formação continuada contribui com a manutenção, criação e alteração das relações estruturantes e estruturadoras do desenvolvimento profissional do coletivo docente na instituição escolar. A formação, como um caminho de diversas possibilidades, permite às pessoas que o transitam desenvolver-se, construir as relações que as levam a compreender continuamente seus próprios conhecimentos e os dos outros e associar tudo isso com suas trajetórias de experiências pessoais. ,
Palavras-chave: formação continuada; infância; práticas pedagógicas
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
8
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO