FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTABILIDADE: O QUE SE ENSINA SOBRE A AVALIAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO? | |||
Autor Principal: | João Paulo Resende de Lima Co-autores: Renan Vilela Bertolin | ||
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é uma importante atividade realizada pelo docente, visto que o uso de técnicas e métodos inadequados pode prejudicar os processos de ensino e aprendizagem. Alguns autores têm defendido a ideia de que é preciso desenvolver a competência para o uso de estratégias avaliativas adequadas nos cursos de formação de professores inicial e continuada. Diante desse cenário o presente trabalho teve o objetivo de analisar de que forma os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade abordam o tema da avaliação da aprendizagem em suas disciplinas. Para alcançar o objetivo foram analisadas as ementas das disciplinas dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade no Brasil. Observou-se que dos 22 programas, quatro não oferecem nenhuma disciplina volta a formação de professores e dos 18 que oferecem, em apenas dois a disciplina faz parte dos créditos obrigatórios. Ao analisar as 18 disciplinas encontradas foi possível observar que quatro delas não abordam a avaliação da aprendizagem em sua ementa. De maneira geral observou-se um caráter tecnicista e não reflexivo sobre a avaliação da aprendizagem, além da ausência de discussões sobre os novos meios de avaliação e integração com a tecnologia., | ||
Palavras-chave: | avaliação da aprendizagem. formação docente. pós-graduação | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
Estatísticas: | 15 acessos |
7 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!