RESULTADO DE BUSCA
EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS EM FAVOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TEA
Autor Principal: Emely Kelly Silva Santos Oliveira         Co-autores: Camila Boarini dos Santos, Jaíma Pinheiro de Oliveira, Rita de Cássia Tibério Araújo, Aila Narene Dahwache Criado Rocha
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar a produção de pesquisas científicas a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o processo de inclusão escolar. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, com ênfase para uma revisão de literatura. As questões norteadoras foram: Como tem acontecido a inclusão de crianças e adolescentes com TEA no contexto escolar? Estão ocorrendo experiências de sucesso na inclusão de estudantes com TEA? O levantamento de dados foi realizado através da busca nos anais de resumos do Congresso Brasileiro de Educação Especial correspondentes aos anos de 2016 e 2018. Para a busca dos estudos foram utilizados os descritores TEA e Inclusão; Autismo e Inclusão . Os critérios de inclusão na amostra foram estudos que descreviam ações que promoveram ou favoreceram a inclusão deste público na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir da pesquisa nos anais foram identificados 112 artigos, após a eliminação de estudos que não atendiam aos critérios de inclusão a relevância de 14 artigos foi analisada. Concluiu-se que tem ocorrido um aumento no número de pesquisas científicas que contemplam a temática abordada neste estudo e o desenvolvimento de diferentes ações e estratégias observadas a partir dos resultados das pesquisas. Tais ações desenvolvidas, descritas como bem-sucedidas, têm propiciado melhora na participação e aprendizagem além de viabilizar o processo de inclusão dos estudantes com TEA no âmbito educacional. ,
Palavras-chave: educação especial. tea. inclusão.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
16
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO