RESULTADO DE BUSCA
METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO NOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
Autor Principal: Letícia do Prado        Co-autores: Fabio Daniel Tavares, Isabela Pereira Ferraz, Thiago Scaliza
Resumo: Neste trabalho fazemos uma caracterização da produção acadêmico científica vinculada ao Congresso Brasileiro de Educação desde sua primeira edição até o ano de 2017, a saber trabalhos destinados ao Ensino Fundamental que fazem o uso de práticas e metodologias inovadoras para o ensino de ciências em seu escopo. O objetivo principal do trabalho é apresentar a frequência e o tipo de abordagem que se tem dado sobre o tema a partir das publicações deste evento. Foram identificados 24 trabalhos que compõem as categorias: Experimentação; Tecnologias da Informação de Comunicação; Estudos de Seres Vivos; Histórias em Quadrinhos/Arte; Uso de brinquedos e outras metodologias. Lideram em nossa análise o uso da experimentação como metodologia de ensino de ciências bem como as propostas relacionadas ao ensino de biologia sob diferentes enfoques metodológicos. Em suma, esta pesquisa aponta para a necessidade do aumento de pesquisas e da disseminação e divulgação de trabalhos com metodologias inovadoras como as apresentadas aqui, visto que elas são uma alternativa interessante para efetivar, multiplicar e compartilhar boas práticas de sala de aula para a comunidade escolar. ,
Palavras-chave: metodologias e práticas de ensino de ciências. ensino fundamental. congresso brasileiro de educação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
12
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO